THC pode aliviar a dor de pacientes com fibromialgia

Considerando suas propriedades analgésicas, o  THC pode ser uma alternativa para aliviar a dor de pacientes com fibromialgia. Centenas de milhares de pessoas entram em consultórios pelo país com queixas de dores espalhadas pelo corpo que chegam a ser incapacitantes.

Porém, esses pacientes saem sem uma resposta e com os exames inconclusivos embaixo do braço. Com o tempo, o diagnóstico vem: fibromialgia, uma síndrome crônica caracterizada pela amplificação da percepção da dor, desregulação da resposta ao estresse e associação a síndromes funcionais.

O THC (Tetrahidrocanabinol) é um dos canabinoides mais estudados da Cannabis ao lado do CBD (canabidiol). Entretanto, por ser um composto psicoativo, muitas vezes utilizado de forma adulta, o THC acaba sendo encarado com desconfiança pelas pessoas mais conservadoras.

Porém, a ciência e os relatos de pacientes que sofrem com dores diversas vêm mostrando que o THC pode aliviar a dor.

O mais recente estudo sobre os efeitos do THC em pacientes com fibromialgia é brasileiro e foi publicado na Pain Medicine, da Oxford Academic, em outubro de 2020, por pesquisadores do Departamento de Clínica Médica, da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. 

Foi feito um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para determinar o benefício de um óleo de Cannabis rico em THC nos sintomas e na qualidade de vida de pacientes com fibromialgia.

Os pesquisadores concluíram que o grupo que ingeriu óleo de Cannabis apresentou uma diminuição significativa no escore FIQ (Questionário de Impacto na Fibromialgia) em comparação com o grupo que usou placebo.

O grupo que usou Cannabis apresentou melhora significativa nos escores de “sentir-se bem”, “dor”, “trabalhar” e “fadiga”.

Assim, o estudo concluiu que “os fitocanabinoides podem ser uma terapia de baixo custo e bem tolerada para reduzir os sintomas e aumentar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.”

Leia mais

Pacientes tratados com Cannabis requisitam menos os serviços de saúde, relata estudo

Cannabis pode ajudar a controlar o diabetes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: