Cannabis ajuda a tratar e ‘desacelerar’ câncer de próstata

O câncer de próstata alcançou um patamar bastante preocupante no Brasil em 2020. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), somente neste ano, foram registrados 65.840 novos casos da doença, o que corresponde a 29% da incidência geral de câncer em homens. Entretanto, além dos métodos convencionais de tratamento da doença, há também alternativas como a Cannabis, que ajuda a tratar e desacelerar o crescimento do câncer de próstata.

Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata é de 90%, porém, questões culturais e sociais afastam os homens dos exames preventivos, tornando a doença o segundo tipo de câncer que mais mata os homens no país.

Para tratar esse tipo de câncer, pesquisadores do mundo todo têm se debruçado sobre a Cannabis. Os resultados dos estudos são promissores e vão desde a redução do carcinoma até o tratamento em estágios mais agressivos da doença.

Veja como a Cannabis pode ajudar no tratamento do câncer de próstata.

Cannabis pode inibir o crescimento do tumor

A falta de cuidados preventivos ainda é um dos principais fatores de agravamento do câncer de próstata. Pesquisa realizada pela A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em 2018, apontou que 49% dos entrevistados nunca realizaram o exame de toque retal, procedimento importante para a detecção da doença.

Portanto, quando a doença é diagnosticada, ela já está num estágio mais avançado, dificultando o tratamento e as chances de cura.

Mas uma nova esperança para esses pacientes desponta quando estudos sobre os efeitos da Cannabis começam a surgir e atestar sua eficácia contra o câncer de próstata.

Pesquisadores italianos publicaram um estudo no British Journal of Pharrmacology no qual apontam que o canabidiol (CBD) inibiu significativamente a viabilidade celular, isso significa que o canabinoide reduziu o tamanho do tumor na próstata.

Os testes foram realizados in vitro e in vivo e servem de apoio aos testes clínicos que sugerem o CBD como uma opção contra o carcinoma de próstata.

Cannabis ajuda a tratar câncer de próstata mais agressivo

E os efeitos da Cannabis podem ser ainda maiores nos casos mais agressivos da doença. Pesquisadores descobriram que os receptores CB1 e CB2 se encontram em maior quantidade nos estágios mais avançados do câncer.

“Usando o ensaio MTT, provamos que os tratamentos produziram um efeito inibidor do crescimento celular em todas as diferentes culturas de câncer de próstata… Com base nesses resultados, sugerimos que os endocanabinoides podem ser uma opção benéfica para o tratamento do câncer de próstata que deixou de responder às terapias comuns”, relatam os pesquisadores na publicação.

Canabinoides sintéticos também estão no escopo de estudo dos pesquisadores, como, por exemplo, o WIN. Estudo canadense mostrou que o uso o canabinoide sintético WIN é uma nova terapêutica para o câncer de próstata. Isso porque o estudo in vivo apontou que a substância reduziu significativamente a proliferação de células de câncer de próstata.

Portanto, diante dos estudos, há fortes indicativos que a Cannabis ajuda no tratamento do câncer de próstata.

Leia mais

Cannabis e quimioterapia: planta ajuda reduzir efeitos colaterais

Cannabis pode reduzir câncer de mama

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: