Idosos podem ser beneficiados pelo uso terapêutico de cannabis?

O uso terapêutico de cannabis tem sido fortemente associado ao bem-estar e qualidade de vida, inclusive em pessoas com mais de 60 anos.

A relação foi investigada por um grupo de pesquisadores afiliados à Universidade de Illinois e à Universidade de Iowa. Para isso, eles entrevistaram pessoas dessa faixa etária pelo período de um ano.

Métodos utilizados

O estudo publicado pelo periódico Clinical Gerontologist avaliou os dados transversais de pesquisas anônimas respondidas por 139 pessoas com mais de 60 anos de idade que fizeram uso de produtos à base de cannabis em 2019.

Para verificar os fatores de qualidade de vida relacionados à saúde, foram avaliados quesitos como utilização de serviços de saúde e sintomas ou eventos adversos relatados pelos pacientes.

Idosos relatam benefícios

Com base nas respostas dadas pelos idosos avaliados, os pesquisadores concluíram que o uso frequente (de quatro a sete vezes por semana) dos produtos à base de canabinoides foi associado a melhores índices de qualidade de vida relacionada à saúde e também a menor uso de serviços hospitalares. Também houve menores indicadores de episódios relacionados à dor.

Leia também: Cannabis medicinal pode ajudar no tratamento de insônia?

Medidas de precaução

Apesar dos resultados animadores, os estudiosos recomendam cautela no uso terapêutico de cannabis com pacientes mais velhos. O indicado é que eles tenham seu histórico de saúde investigado antes de receberem qualquer tipo de prescrição.Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o uso da terapia canabinoide? Continue a leitura em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: